quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

What's up, Tiger Lily?

"Psapp are Carim Clasmann and Galia Durant. The short story is that we like making little songs with noises poking out. The longer biography is below."

Psapp, cuja pronunciação é sap, é uma banda de género indefinido e orientações tão eclécticas como Tom Waits, Duke Ellington e The Cure, que surge em 2002 pelas mãos de dois amigos, Carim, encarregado dos múltiplos instrumentos que compõe a sonoridade única das suas melodias, e Galia, a inconvencional voz e perspicazes letras. Ah! e a galinha Brunhilda que os acompanha em muitas das suas criações saídas de Narnia ou da Terra do Nunca. São creditados no mundo da música por terem criado o toytronic, estilo musical derivante da electrónica com base em instrumentos de criança e bonecos e aclamados no mundo televisivo com participações ou temas em The O.C, Nip/Tuck ou Grey's Anatomy.

Os seus "silly noises" são além de encantadores, causas para viajar para outro universo enquanto esperamos pelo metro ou caminhamos pela nossa mundana rotina quotidianamente e estão distribuidos por três albúms:

Northdown


Tiger, my friend



The only thing I ever wanted



Nota: What's up, Tiger Lily? (1966) é a estreia de Woody Allen como realizador e conta a história de uma receita ultra-secreta de salada de ovo

Lust Caution


É uma história que já ouvimos, lemos ou vimos. Um pouco previsível, por vezes, mas eloquentemente contada por Ang Lee na sua 8ª participação com o argumentista James Shamus. A acção dá-se em plena segunda guerra sino-japonesa e os locais são Xangai e Hong Kong flagrantemente dominados pela cultura Ocidental. E é aí que uma inocente estudante, imbuída do patriotismo que preenche a Nação e os seus colegas da companhia de teatro, transforma uma actuação numa realidade sem ponto de fuga. Em cada plano se sente a Lust, em cada movimentação da história o Caution.

Um óptimo ensemble cast do qual se salientam, como não poderia deixar de ser, Wei Tang, o Sr. Yee, Tony Leung Chiu Wai, e Lee-Hom Wang que passam para os espectadores a sensação da história ser não só da época, do local, deles mas também nossa. Nota-se, do mesmo modo, que a banda sonora dificilmente poderia ter uma maior cumplicidade com a película do que consegue alcançar.

Lust, Caution arrecadou já um Leão e um Globo de Ouro entre outros prémios e nomeações enquanto o seu realizador conquistou o Oscar por Brokeback Mountain e esteve nomeado por O Tigre e o Dragão.
Numa outra nota este filme faz menção a Penny Serenade (1941) e a visita de Cary Grant é, em qualquer altura, uma agradável surpresa.

Este blog aconselha ainda, dentro da experiência de Ang Lee, Pushing Hands (1992), The Ice Storm (1997) e O Tigre e o Dragão (2000), ou, ainda, Sense and Sensibility, The Wedding Banket e Brokeback Mountain.

domingo, 17 de fevereiro de 2008



Nasceu em 63, no Estado de Mississipi, sendo no entanto de ascendência Italiana. Estudou nas Universidades de Mississipi e de Bennington, concluiu a sua formatura em 86.
Tem auxiliado alguns autores desconhecidos a lançar a sua carreira e coopera em projectos tanto de ficção, como não ficcionais

Donna Tartt , escritora, romancista, ensaísta e crítica norte americana.
Publicou o seu primeiro livro em 92, o qual, na minha opinião, é uma grandiosa obra, contudo decerto que muitos a consideraram enfadonha devido aos inúmeros flashbacks ao nosso passado histórico, Literatura Clássica. No entanto, não há como negar a sua maravilhosa e viciante escrita, e a bagagem cultural que o livro comporta, bem como, a complicada teia do enredo que nos leva desejar mais leituras semelhantes.



"We are made to imagine the apprehension and the agony that the characters knew"

(The Guardian)


A este desejo, ela responde-nos com a segunda obra, publicada em 2002, que reporta para a história da inocência perdida, o preço da busca da verdade, o mistério e, o poder que uma criança de 12 anos pode adquirir. Uma casa antiga, guarda segredos que, talvez, só a percepção límpida da infância deixe desvendar.



“Harriet [is] one of the most engaging and rounded characters you are likely to find…Tartt’s writing: gorgeous, fluent, visual.”

(The Times, London)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008



É uma comedia, um drama, um romance, mas acima de tudo um grande filme sobre uma epoca que jamais pode ser esquecida. Espanha em plena Guerra Civil, um soldado desertor, uma prostituta, um bom homem amante de uma grande mulher e amigo do seu rico marido (ou marido rico), quatro lindas filhas. Sexo, mortes, travestis, beatas, padres republicanos, e jovens apoiantes da monarquia.
Hilariante do inicio ao fim, sem nunca se tornar vulgar, sem nunca perder o seu conteudo, sem nunca nos fazer esquecer a lagrima no canto do olho.
Para ver e rever.
Belle Époque 1992



É de salientar o grande papel de Jorge Sanz, Penelope Cruz e Fernando Fernán Gómez.
Realizado por Fernando Trueba.
Vencedor do Oscar de Melhor filme estrangeiro (94), entre outros premios.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

" supesa , supesa ! "



Ela entrou no mundo da música aos 15 anos com a sua banda de punk. Ganhou uma battle de bandas locais, o que lhe proporcionou a oportunidade de abrir o concerto dos Ramones. Em 99 lança o seu primeiro álbum a solo, "Monarch".
Entretanto, participou em vários projectos, "You forgot it in people" dos Broken Social Scene; colaborou com o dueto norueguês Kings of convinience no albúm "Riot on a empty street"; "gone gone gone" dos The New Deal;
Em 2004, lança o seu segundo álbum a solo "Let it die", com influências de Jazz, Bossa Nova e Indie Rock! Deste, devo destacar o tema "Mushaboom" por gosto pessoal, e pela procura que teve no meio publicitário: fez parte de um anúncio a um perfume da Lacoste; e a McDonald's fez uma oferta de 1 milhão de dólares pelos direitos desta música, a qual recusou, com grande orgulho desta fã.
Emprestou a sua voz para duas faixas, "La meme Histories" e "We're all in the dance", do filme Paris Je t'aime.
O seu terceiro álbum "The Reminder" foi lançado em 2007, e assim entrou em tournée mundial.

Agora, supesa supesa


Feist vem nos visitar no mês de Junho !